Concurso Polícia Civil SP (PC SP) está chegando para nível médio e superior!
Concurso Polícia Civil SP (PC SP) está chegando para nível médio e superior!
Rota Cursos Policiais
Postado em 16/11/2017 22:00
Concurso Polícia Civil SP é AUTORIZADO pelo governador! Edital ainda em 2017!
A Polícia Civil do Estado de São Paulo (concurso Polícia Civil SP) divulgou no Diário Oficial do último dia 09 de novembro, a resolução SSP-118, em que informa que as provas dissertativas de seu concurso público terão notas de 0 a 100 pontos, além de estabelecer que as provas escritas para as carreiras de investigador e escrivão ocorrerão na mesma data e horário. Isso inviabiliza a inscrição para as duas carreiras (leia a íntegra da resolução abaixo).
Resolução concurso Polícia Civil SP (PC SP)
A autorização concurso Polícia Civil SP
A PC SP recebeu, no dia 1º de novembro, a autorização do governador Geraldo Alckimin para realização de um novo concurso público para 2.750 vagas para todas as carreiras da PC SP. Alckmin também anunciou o esgotamento da lista de nomeados de concursos passados.
Serão oferecidas chances para nível médio e superior, nas funções de:
- Escrivão: 800 vagas (nível superior em qualquer área);
- Investigador: 600 vagas (nível superior em qualquer área);
- Agente Policial: 400 vagas (nível médio);
- Agente de Telecomunicação: 300 vagas (nível médio);
- Delegado: 250 vagas( graduação em direito);
- Auxiliar de Papiloscopista: 200 vagas (nível médio); e
- Papiloscopista: 200 vagas (médio).
Anúncio anterior do concurso Polícia Civil SP
O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participou, na manhã do dia 24, da inauguração da nova sede da Delegacia de Araçariguama, localizada na avenida Nicolau Ferreira de Souza, no centro da cidade.
Ao longo da solenidade, o secretário destacou um importante reforço para o mês que vem. “Vamos realizar novas nomeações e mais concursos para a Polícia Civil e fazer com que São Paulo continue a ter o que há de melhor em segurança pública no país”, concluiu.
Concurso Polícia Civil SP: Falta de efetivo é motivo de denuncia
A deputada estadual Marcia Lia (PT) denunciou ao Ministério Público do Estado de São Paulo que a Polícia Civil paulista passa por situação de desmonte. Segundo a parlamentar, todas as carreiras do segmento apresentam déficit de profissionais, com variação de 17% para delegados até 40% para atendente de necropsia. O cargo de investigador de polícia, por exemplo, tem déficit de 2.947 profissionais, ou 25% do número de vagas em todo o estado. No último concurso aberto pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB), 58% dos aprovados foram convocados.
O concurso realizado em 2013 abriu 1.348 vagas para vários cargos, mas apenas 787 aprovados foram efetivados. O cargo de perito criminal tem 1.735 postos no estado, dos quais 712 (41%) estão vagos, provocando atrasos nas perícias e laudos. Já fotógrafo criminal tem um déficit de 33%, ou 261 postos vagos. Dos 645 municípios paulistas, 256 não têm delegado titular. Segundo a representação apresentada pela deputada, o efetivo da perícia está estagnado há 24 anos.
Há concursos que já perderam validade sem que os aprovados fossem convocados para contratação. Por isso, no ano passado, diante de tantas reclamações da mesma natureza, a deputada apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2016. O texto regula todo o processo de realização dos concursos públicos, desde a escolha da empresa que fará a prova até a determinação de contratação de todos os aprovados, passando pelo impedimento da realização de concursos apenas para cadastro de reserva.
A não recomposição do quadro leva ao agravamento da situação de déficit. Desde o início do ano, somente duas funções na Polícia Civil tiveram algum aumento do número de profissionais: Perito e Médico Legista. Todas as outras apresentaram novas quedas, conforme a tabela abaixo.
Número de vacância para o concurso Polícia Civil SP 2017.
Concurso Polícia Civil SP anunciado pelo secretário
Boa notícia para quem pretende participar do próximo concurso Polícia Civil SP. Na última sexta-feira, dia 25, o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves, revelou que o edital deve ser lançado até final do ano e as vagas preenchidas até 2018.
Além disso, nos próximos quatro meses serão chamados os candidatos aprovados no concurso de 2013, para ocupar 64 postos de delegado, 258 de escrivão e 902 de investigador (um terço disso na capital). As informações foram prestadas ao portal Veja SP.
Em abril, o governador Geraldo Alckmin autorizou a nomeação de nada menos do que 1.118 aprovados nos últimos concursos da instituição. A nomeação de remanescentes já constava no pedido encaminhado em 2016 pela corporação para a Secretaria Estadual de Gestão Pública (SGP/SP), para o preenchimento de 4.438 postos, sendo 2.364 para remanescentes e 2.074 para autorização de novos concursos.
As 1.118 novas nomeações são para os cargos de delegado (74), investigador (321), escrivão (527), médico legista (57), perito (61), técnico de laboratório (16) e oficial administrativo (62).
Déficit pede o concurso Polícia Civil SP
Delegados
O déficit de delegados, responsáveis por conduzir investigações criminais, já atinge uma a cada seis vagas estabelecidas para o cargo no Estado. Entre investigadores e escrivães, a proporção é de um para quatro. Na visão de agentes de segurança e especialistas, os índices revelam o “sucateamento” da Polícia Civil.
Quase 14 mil vagas ociosas
Sindicatos das categorias afirmam, com base em dados publicados no Diário Oficial do Estado do dia 30 de abril, que faltam pelo menos 13.913 policiais civis em São Paulo, ou cerca de 30% do efetivo fixado.
Cargos vagos por carreiras na Polícia Civil SP
Atualmente, 560 das 3.463 vagas para o cargo – ou 16,17% – não estão preenchidas. “O claro é gigante. Hoje não tem metade dos policiais que havia quando eu entrei na Polícia Civil, há mais de 30 anos”, afirma um delegado titular que atua na capital. Por causa do déficit, um único profissional chega a presidir 1,2 mil inquéritos. “É humanamente impossível investigar tanta coisa, não vai dar resultado nenhum”, diz George Melão, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).
Escrivães e Investigadores
Em São Paulo, o déficit de escrivães e de investigadores é de 2.180 e 2.851, respectivamente, conforme os dados de abril. O número representa 24,45% e 23,84% do total de vagas fixadas para cada uma das carreiras. “A situação está pior no interior, onde as delegacias estão recebendo funcionários de prefeituras, que não são policiais. Se tirar essas pessoas, 70% dos distritos fecham”, diz Melão.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que o déficit no quadro da Polícia Civil foi agravado a partir de 2014, pela Lei Complementar 144/2014, que baixou em cinco anos o teto para aposentadoria de policiais e estabeleceu idade máxima de 65 anos. “Com isso, houve a aposentadoria compulsória de 862 policiais civis entre 2014 e 2015”, diz. A regra foi revogada em 2015, mas os cargos não foram restituídos automaticamente.
Detalhes do concurso Polícia Civil SP:
- Concurso: Polícia Civil de São Paulo (Concurso Polícia Civil SP)
- Organizador: A definir
- Cargos: Diversos
- Escolaridade: Nível médio e superior
- Número de vagas: 2.750
- Remuneração: Até R$ 10.079,28
- Situação: AUTORIZADO
- Previsão para publicação do edital: 2017


Comentários
Postar um comentário